este CV em formato DOC: Português / English
Ricardo Martins Sangion
31 anos, brasileiro · São Paulo/SP/Brasil · (11) 9983-7893 · rsangion@hotmail.com
OBJETIVO
GerÊncia de Produtos · GerÊncia de Marketing · Desenvolvimento de NegÓcios
QUALIFICAÇÕES
- Vivência de 7 anos no desenvolvimento e gerenciamento de produtos para o mercado de telefonia celular
- Grande capacidade na gestão de projetos
- Comprovada experiência em planejamento estratégico de marketing, gerenciando ciclo de vida de produtos, campanhas de comunicação, pesquisas de mercado e oferta ao consumidor
- Profundo conhecimento em estratégias de comunicação e campanhas de marketing
- Larga experiência em planejamento, criação e implantação de projetos para dispositivos móveis e Internet
- Habilidade na gestão estratégica de parcerias, negociação comercial e elaboração de contratos
- Excelente habilidade para liderar times dinâmicos, multi-funcionais e focados em resultados
- Ótimo conhecimento em usabilidade, desenho de produtos e interfaces e em arquitetura de informação
- Alto conhecimento em plataformas de serviços de valor agregado, billing e protocolos Internet e celula
- Experiente em viabilidade financeira/comercial e gestão de P&L
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS - AMÉRICA LATINA
Electronic Arts Mobile > Setembro de 2007 - atualmente
Responsável por conduzir o desenvolvimento de canais alternativos de venda de jogos para celular em todos os países da América Latina. Gestão dos canais off-deck e parcerias estratégicas.
GERENTE SEÇÃO DE CONTEÚDOS
Vivo > Abril de 2005 – Junho 2007
Gestor do grupo de 6 pessoas responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de todos os produtos e serviços de valor agregado de conteúdo. Responsável pelo gerenciamento de projetos e pelo planejamento estratégico de marketing, incluindo gestão de portfolio, marketing mix, ciclo de vida e gestão de P&L. Gestão de relacionamento com mais de 80 parceiros de conteúdo.
Principais realizações:
- Reestruturação de toda a área de conteúdo, visando melhoria na performance da equipe através da capacitação dos gerentes de produto e criação de sinergias entre produtos
- Lançamento do 1o serviço de download de músicas inteiras pelo celular do Brasil
- Desenvolvimento de 20 novos parceiros de Jogos e Aplicativos, duplicando o portfolio e a receita em 1 ano
- Adaptação de toda oferta de produtos e serviços de conteúdo para a rede GSM
- Responsável pela criação do menu de serviços da Vivo para SIM Card
- Responsável pela RFP de seleção de 20 novos Integradores de Conteúdo
- Selecionado para integrar o grupo responsável por liderar as estratégias de Mobile Marketing da empresa
GERENTE DE PRODUTO – SERVIÇOS DE DADOS
Vivo > Set 02 – Abr 05
Responsável pelo desenvolvimento e gestão de marketing mix e P&L de serviços de dados da operadora: WAP, Quiz, Cupido, Tons e Imagens, Notícias SMS, Jogos (BREW), Instant Messenger, Chat e projetos de Interatividade SMS (votações, enquetes, etc).
Principais realizações:
- Diminuição de 3 meses para 1 semana no tempo de lançamento de serviços de interatividade, através da criação do projeto de numeração padronizada, utilizada posteriormente em todas as operadoras do Brasil
- Redução de 10x no tempo de lançamento de aplicativos com criação de novo processo de certificação
- Coordenação de todas as atividades do projeto Vivo em Ação, primeiro MMORPG via celular do Brasil, atingindo 1,5 milhões de clientes e alavancando a receita de serviços em até 300%
- Lançamento dos primeiros serviços de SMS Interativos da operadora: Quiz, Cupido e Tons Musicais
GERENTE DE PRODUTO – SERVIÇOS DE DADOS
Claro > Jul 01- Set 02
Responsável pelo desenvolvimento, implantação e gestão de produtos de dados nas operadoras Americel, ATL, Claro Digital e Tess: Notícias SMS, WAP, Tons e Imagens, Quiz, Chat, Jogos e Match Maker.
Principais realizações:
- Desenvolvimento e Implantação das soluções WAP das operadoras do grupo
- Especificação, Desenvolvimento e Implantação dos serviços Quiz e Tons e Imagens
- Expansão da oferta de serviços SMS para todas as operadoras do grupo.
DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
TIS - Tess Internet Services > Mar 00 – Jun 01
Responsável pela concepção e desenvolvimento de interfaces com o usuário e da usabilidade dos serviços do portal wireless Ondefor.com, no start-up da empresa: planejamento da arquitetura de informação, navegação, processo de compra e design dos sites Web e Wap.
Principais realizações:
- Planejamento, Criação, Produção e Lançamento do portal Ondefor.com
- Responsável pela especificação das funcionalidades dos serviços de E-mail, Agenda e Notícias SMS
- Criação da marca Ondefor.com e Co-criação do logotipo
- Definição da linha criativa para comunicação on-line
DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
Propaganda Explícita > Ago 98 – Mar 2000
Responsável pelo planejamento de campanhas on-line e desenvolvimento de soluções em Internet para a agência e seus clientes, incluindo definição da estratégia no meio, criação, desenvolvimento e redação publicitária. Também responsável pelo planejamento anual de campanhas off-line.
Principais realizações:
- TOP10 iBest com o site da Propaganda Explícita
FORMAÇÃO ACADÊMICA
MBA Executivo em Marketing
ESPM > 2000 a 2001
Publicidade e Propaganda
PUC-Campinas > 1994 a 1997
Técnico em Processamento de Dados
Escola Salesiana São José – ETEC > 1991 a 1993
IDIOMAS
INGLÊS FLUENTE
Curso de aperfeiçoamento realizado em Brighton/Inglaterra
Certificado FCE da Cambridge University
ESPANHOL FLUENTE
Curso de aperfeiçoamento realizado em Salamanca - Espanha |