este CV em formato DOC: Português / English

Ricardo Martins Sangion

31 anos, brasileiro · São Paulo/SP/Brasil · (11) 9983-7893 · rsangion@hotmail.com


 

OBJETIVO

GerÊncia de Produtos · GerÊncia de Marketing · Desenvolvimento de NegÓcios


 

QUALIFICAÇÕES

 

  • Vivência de 7 anos no desenvolvimento e gerenciamento de produtos para o mercado de telefonia celular
  • Grande capacidade na gestão de projetos
  • Comprovada experiência em planejamento estratégico de marketing, gerenciando ciclo de vida de produtos, campanhas de comunicação, pesquisas de mercado e oferta ao consumidor
  • Profundo conhecimento em estratégias de comunicação e campanhas de marketing
  • Larga experiência em planejamento, criação e implantação de projetos para dispositivos móveis e Internet
  • Habilidade na gestão estratégica de parcerias, negociação comercial e elaboração de contratos
  • Excelente habilidade para liderar times dinâmicos, multi-funcionais e focados em resultados
  • Ótimo conhecimento em usabilidade, desenho de produtos e interfaces e em arquitetura de informação
  • Alto conhecimento em plataformas de serviços de valor agregado, billing e protocolos Internet e celula
  • Experiente em viabilidade financeira/comercial e gestão de P&L 

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

GERENTE DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS - AMÉRICA LATINA
Electronic Arts Mobile > Setembro de 2007 - atualmente

Responsável por conduzir o desenvolvimento de canais alternativos de venda de jogos para celular em todos os países da América Latina. Gestão dos canais off-deck e parcerias estratégicas.

 

GERENTE SEÇÃO DE CONTEÚDOS
Vivo > Abril de 2005 – Junho 2007

Gestor do grupo de 6 pessoas responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de todos os produtos e serviços de valor agregado de conteúdo. Responsável pelo gerenciamento de projetos e pelo planejamento estratégico de marketing, incluindo gestão de portfolio, marketing mix, ciclo de vida e gestão de P&L. Gestão de relacionamento com mais de 80 parceiros de conteúdo.

Principais realizações:

  • Reestruturação de toda a área de conteúdo, visando melhoria na performance da equipe através da capacitação dos gerentes de produto e criação de sinergias entre produtos
  • Lançamento do 1o serviço de download de músicas inteiras pelo celular do Brasil
  • Desenvolvimento de 20 novos parceiros de Jogos e Aplicativos, duplicando o portfolio e a receita em 1 ano
  • Adaptação de toda oferta de produtos e serviços de conteúdo para a rede GSM
  • Responsável pela criação do menu de serviços da Vivo para SIM Card
  • Responsável pela RFP de seleção de 20 novos Integradores de Conteúdo
  • Selecionado para integrar o grupo responsável por liderar as estratégias de Mobile Marketing da empresa

 

GERENTE DE PRODUTO – SERVIÇOS DE DADOS
Vivo > Set 02 – Abr 05

Responsável pelo desenvolvimento e gestão de marketing mix e P&L de serviços de dados da operadora: WAP, Quiz, Cupido, Tons e Imagens, Notícias SMS, Jogos (BREW), Instant Messenger, Chat e projetos de Interatividade SMS (votações, enquetes, etc).

Principais realizações:

  • Diminuição de 3 meses para 1 semana no tempo de lançamento de serviços de interatividade, através da criação do projeto de numeração padronizada, utilizada posteriormente em todas as operadoras do Brasil
  • Redução de 10x no tempo de lançamento de aplicativos com criação de novo processo de certificação
  • Coordenação de todas as atividades do projeto Vivo em Ação, primeiro MMORPG via celular do Brasil, atingindo 1,5 milhões de clientes e alavancando a receita de serviços em até 300%
  • Lançamento dos primeiros serviços de SMS Interativos da operadora: Quiz, Cupido e Tons Musicais

 

GERENTE DE PRODUTO – SERVIÇOS DE DADOS
Claro > Jul 01- Set 02

Responsável pelo desenvolvimento, implantação e gestão de produtos de dados nas operadoras Americel, ATL, Claro Digital e Tess: Notícias SMS, WAP, Tons e Imagens, Quiz, Chat, Jogos e Match Maker.

Principais realizações:

  • Desenvolvimento e Implantação das soluções WAP das operadoras do grupo
  • Especificação, Desenvolvimento e Implantação dos serviços Quiz e Tons e Imagens
  • Expansão da oferta de serviços SMS para todas as operadoras do grupo.

 

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
TIS - Tess Internet Services > Mar 00 – Jun 01

Responsável pela concepção e desenvolvimento de interfaces com o usuário e da usabilidade dos serviços do portal wireless Ondefor.com, no start-up da empresa: planejamento da arquitetura de informação, navegação, processo de compra e design dos sites Web e Wap.

Principais realizações:

  • Planejamento, Criação, Produção e Lançamento do portal Ondefor.com
  • Responsável pela especificação das funcionalidades dos serviços de E-mail, Agenda e Notícias SMS
  • Criação da marca Ondefor.com e Co-criação do logotipo
  • Definição da linha criativa para comunicação on-line

 

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES E ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
Propaganda Explícita > Ago 98 – Mar 2000

Responsável pelo planejamento de campanhas on-line e desenvolvimento de soluções em Internet para a agência e seus clientes, incluindo definição da estratégia no meio, criação, desenvolvimento e redação publicitária. Também responsável pelo planejamento anual de campanhas off-line.

Principais realizações:

  • TOP10 iBest com o site da Propaganda Explícita

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

MBA Executivo em Marketing
ESPM > 2000 a 2001

Publicidade e Propaganda
PUC-Campinas > 1994 a 1997

Técnico em Processamento de Dados
Escola Salesiana São José – ETEC > 1991 a 1993

 

IDIOMAS

 

INGLÊS FLUENTE
Curso de aperfeiçoamento realizado em Brighton/Inglaterra
Certificado FCE da Cambridge University

ESPANHOL FLUENTE
Curso de aperfeiçoamento realizado em Salamanca - Espanha